Cada fase da vida tem a sua beleza e desafios, o que inclui a velhice. Com ela: o amadurecimento que pode vir junto dos cabelos brancos, novas visões de mundo e a realização de uma jornada até finalmente chegar na melhor idade. E, falando na expressão “melhor idade”, te convido a uma reflexão: você tem se preparado para vivê-la? E mais: se planeja para arcar com os custos para ter qualidade de vida na velhice?
E estes gastos envolvem questões diversas que incluem desde saúde física a saúde mental, como também despesas básicas pontuais e que podem sofrer alteração de valores- como no caso da alimentação diferenciada e idas mais frequentes ao médico.
Então, pensando nisso, ao longo deste texto te convido a refletir sobre as questões que estão envolvidas no tema. Embora seja mais uma etapa inevitável da vida, a maioria das pessoas acaba não fazendo uma boa organização prévia. E a diferença que isso pode fazer está diretamente ligada à como poderão ser seus anos de ouro. Se são tão valiosos assim, não deixe de já pensar em resguardar o que é tão precioso.
Afinal de contas, qual é o custo da velhice?
Primeiramente, um dos maiores desafios que vêm com a velhice, é justamente com relação a mudanças na saúde. E para conseguir manter os cuidados em dia, o custo aumenta junto com as novas necessidades que podem surgir. Dentre as demandas possíveis estão a maior probabilidade de desenvolver doenças crônicas comuns, como por exemplo hipertensão e diabetes.
E ainda falando em saúde, a mobilidade também sofre danos com o passar do tempo, o que pede que se procure profissionais como o Fisioterapeuta. E para prevenir ou melhorar sintomas, tem o custo de iniciar atividades físicas que ajudam a saúde, como por exemplo a hidroginástica. E caso você precise de cuidados contínuos em casa, precisará de um cuidador. Ah! Também não vamos esquecer que a saúde está diretamente ligada a alimentação, o que pedirá adaptações a mudanças por itens que podem custar mais caro.
Além disso, é extremamente importante frisar que a saúde mental não deixa de necessitar de muita atenção quando nos tornarmos idosos. O processo de envelhecimento pode despertar muitas questões que causam angústia, ansiedade e outros sintomas em algumas pessoas. Então é importante o amparo de um profissional qualificado, porque assim desenvolverá as ferramentas para lidar com suavidade com a chegada da terceira idade.
Então, os custos podem variar muito dependendo de quais necessidades especificamente você tiver. Há as despesas que virão individualmente de acordo com sua saúde e demandas, e as que previamente já sabe que serão indispensáveis. De fato, o planejamento é justamente para cobrir as questões que você tiver.
Como você pode se preparar:
Quem não dá importância para se planejar, está praticamente planejando falhar. Então não deixe de começar a se organizar para viver bem a terceira idade. E para que isso ocorra, é indispensável não adiar a preparação. E como dito ao longo da nossa reflexão, os custos irão aumentar. Então é claro que iniciativas de cuidado financeiro não poderão ficar de fora.
Por conta disso, não dispense já investir na sua aposentadoria e em ter uma reserva de dinheiro desde agora. O valor da sua aposentadoria está diretamente ligado ao tempo e o valor das contribuições que forem feitas até a chegada dela. Não dispense se educar financeiramente e poupe para investir. Na maior parte do nosso tempo de vida, a preocupação financeira sempre bate na porta, então esteja com a chave para a tranquilidade caso ela chegue até você quando for idoso.
E sempre ouvimos sobre como é melhor prevenir do que remediar, não é mesmo? Então já tenha hábitos saudáveis como uma constante na sua vida desde agora. Pratique atividades físicas regularmente, se alimente de forma saudável e abandone vícios ou costumes prejudiciais. Some tudo isso com a prática de hobbies que estimulem sua saúde mental, e você pode se encontrar em algo que gosta muito e ter como retorno uma mente mais tranquila. Tanto com relação a prática esportiva, como sobre se envolver com algum passatempo, teste as diferentes possibilidades para encontrar aquela na qual mais se encaixa.
Viva bem a sua velhice!
Seus cabelos brancos trarão com eles muitas histórias, aprendizados, boas lembranças e demarcarão a vitória de ter vivido até a terceira idade. Então não deixe de plantar no presente para colher bons frutos no seu futuro. Organize suas finanças para ter mais tranquilidade na velhice e não passar sufoco para lidar com os custos.
Você deve ser seu maior investimento, o autocuidado preserva a estima que tem de si mesmo e não pode ficar de fora. Com mais tempo livre, terá muitos lugares a conhecer e experiências novas para viver, então faça o possível para garantir que sua saúde permitirá o máximo disso. Comece já a se preparar para viver o melhor da vida na melhor idade.