Poucas palavras geram tanta aflição na saúde quanto Alzheimer. O que é o Alzheimer, quais são os sintomas, qual a diferença entre Alzheimer e demência são apenas algumas das dúvidas que permeiam muitas mentes quando percebem que elas ou alguém próximo andam esquecidas em determinados momentos do dia. Nessa hora, a informação é nossa maior aliada para um diagnóstico preciso e precoce.
O que é Alzheimer
O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa, resultado da perda irreversível de neurônios provocada pela acumulação de substâncias tóxicas que impossibilitam a comunicação entre as diferentes áreas do cérebro. A origem do problema está na parte do cérebro responsável pela utilização e eliminação de proteínas. Quando há uma falha nesse mecanismo, os restos das proteínas ficam entre os neurônios, e é justamente isso que afeta o funcionamento normal das células cerebrais.
À medida que essa destruição neural progride, o que pode levar de 8 a 12 anos, o paciente vai perdendo certas funções ou capacidades intelectuais, como compreensão, orientação, atenção, linha de raciocínio e, o que se tornou marca comum da doença, a memória.
O que se sabe por enquanto é que a causa ainda é desconhecida e o principal fator de risco é a idade, já que o problema surge, principalmente, a partir dos 65 anos, e se manifesta em metade da população a partir dos 85 anos, sendo mais incidente em mulheres. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a doença de Alzheimer representa cerca de 60 a 70% de todos os casos de demência.
Sintomas do Alzheimer
Como falamos, a doença de Alzheimer não acontece da noite para o dia. Os sintomas evoluem com o tempo, por isso, o diagnóstico inicial faz muita diferença na qualidade de vida que o paciente terá a partir de então. Os especialistas dividem os sintomas do Alzheimer em quatro estágios, de acordo com o quadro clínico. São eles:
Estágio inicial de Alzheimer
- Falhas da memória, mesmo para eventos recentes;
- Dificuldade para aprender;
- Não conseguir se localizar em ambientes já conhecidos;
- Dificuldades para decidir;
- Apatia em atividades prazerosas;
- Mudanças de humor e alteração na personalidade.
Segunda fase do Alzheimer
- Dificuldade de falar;
- Falta de capacidade de cuidar de si mesmo;
- Alucinações;
- Pergunta a mesma coisa várias vezes;
- Agressividade;
- Dificuldade em fazer tarefas simples;
- Agitação constante.
Terceira fase do Alzheimer
- Incontinência urinária e fecal;
- Dificuldade em comer;
- Comportamento inapropriado em público;
- Confusão mental;
- Resistência em cumprir atividades diárias;
- Dificuldade para andar.
Quarta fase do Alzheimer
- Fase terminal;
- Não reconhece familiares, amigos ou objetos conhecidos;
- Dificuldade completa de movimentos;
- Infecções constantes.
Como é o diagnóstico de Alzheimer
Ainda não existe nenhum exame específico para o diagnóstico da doença de Alzheimer. Geralmente, a conclusão do problema é dada após exames físicos e neurológicos, testes de laboratório, exames de imagem e avaliações neuropsicológicas para excluir outras causas de demência, como infecções, tumores cerebrais, carência de vitaminas, depressão, entre outras doenças.
Entretanto, esse processo não é simples, uma vez que muitos dos sintomas de Alzheimer no início são comuns na velhice.
Alzheimer tem cura?
Ainda não foi descoberta a cura do Alzheimer. O tratamento é feito com fármacos que atenuam os seus sintomas.
A Azo está preparada para cuidar do seu familiar com Alzheimer, para que essa jornada seja o mais tranquila e segura para toda a família. Fale conosco e descubra o que podemos fazer pelo seu familiar.