Escalas da enfermagem: como funcionam?

Escalas de enfermagem

A jornada de trabalho da enfermagem possui uma característica bastante específica para a classe trabalhadora, ela não pode exceder a carga horária de 24 horas seguidas. Por se tratar de um trabalho árduo com diversas demandas e atividades, às 8 horas conhecidas pelo regime de trabalho, não seriam suficientes.

Dessa forma, segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), a jornada de trabalho e rotina dos profissionais necessita ser acordada entre as partes interessadas, podendo variar entre escalas de 44 horas e em alguns casos de 30 horas de enfermagem.

Além disso, existem outras questões envolvidas, como horas extras, entre outros. Por isso, acompanhe agora as principais informações sobre esse tema. Confira!

Escalas da enfermagem 

Para conhecer a escala de trabalho dos profissionais da enfermagem, antes é necessário entender que há uma alta demanda desses serviços e assim, se faz fundamental combinar as necessidades de cada Instituição pública ou privada.

As escalas mais praticadas são as de 12×36 e as de 6×1. Porém, é claro que as demais jornadas são consideradas rotineiras no dia a dia do profissional.

No modelo 12×36, o profissional trabalha por 12 horas seguidas e pode descansar as próximas 36 horas seguintes. Já na escala 6×1 o profissional trabalha os 6 dias da semana e recebe folga em um dia.

Tudo isso, pode variar de acordo para acordo, existindo ainda outras escalas como a de 24×48 e de 12×60. As 12 horas de trabalho seguem com 60 horas de folga, havendo ainda, a possibilidade de horários extras para que se cumpra as 180 horas do mês. 

Assim como, na escala de 24 horas o profissional intercala com 48 horas seguidas de folga. 

É importante frisar que para completar as escalas de 24h é necessário no mínimo 3 profissionais, que se dividem em turnos diferentes, por exemplo: quem trabalhou segunda de 7h até terça às 7h, folga na terça e quarta retoma os atendimentos na quinta.

Jornada de 30 horas em discussão no Senado

O projeto de Lei (2295/00), com base na recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que visa resguardar a saúde física e mental do trabalhador, prevê uma jornada de 30 horas semanais.

Sendo assim, a jornada passaria a ser de apenas 6 horas diárias. O que por hora é um debate que ainda corre em pauta no plenário. Por isso, considera-se que as jornadas de trabalho em enfermagem estão em transição, provocando opiniões divergentes em sua classe.

Conclusão

Tudo que envolve a carga horária dos trabalhadores de enfermagem, requer muita atenção e dedicação para que a lei seja cumprida e esses profissionais consigam entregar um atendimento de qualidade e excelência.

E isso só acontece quando são respeitados seus direitos e também quando a saúde e bem estar do profissional são levados em consideração.  Por isso, é necessário elaborar ações que respeitem a jornada do profissional conforme as leis trabalhistas sempre.  

Aqui na AZO Cuidados, somos referência em qualidade no atendimento e serviços prestados, sempre com um seleto grupo de profissionais capacitados e treinados.

Quer saber mais sobre nossos serviços? Fale conosco