Muita gente treme só de ouvir falar em Acidente Vascular Cerebral (AVC), e não é para menos: essa é a segunda maior causa de morte no Brasil e a principal causa de incapacidade no mundo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, globalmente, uma pessoa morre a cada seis segundos devido ao problema.
O AVC, popularmente conhecido como “derrame”, acontece quando há um problema nos vasos sanguíneos do sistema nervoso central, causando um déficit neurológico súbito, quase que “de uma hora para a outra”. O problema é dividido em dois tipos:
- Isquêmico: causado por um coágulo que bloqueia ou reduz subitamente o fluxo sanguíneo em uma artéria;
- Hemorrágico: causado pela ruptura espontânea de um vaso sanguíneo, com extravasamento de sangue para o interior do cérebro.
Como prevenir um Acidente Vascular Cerebral (AVC)
O que muita gente não sabe é que cerca de 90% dos casos de AVC podem ser prevenidos, segundo o neurologista Daniel Escobar. Para isso, é preciso mudar alguns hábitos de vida, como:
- Controlar da Hipertensão Arterial;
- Tratar o diabetes;
- Reduzir os níveis de Colesterol;
- Reduzir de peso;
- Praticar exercícios físicos regularmente;
- Não fumar ou parar de fumar;
- Tratar a Síndrome da Apneia do Sono;
- Fazer acompanhamento médico regular e realizar exames periodicamente.
Como reconhecer um AVC
Quando alguém sofre um Acidente Vascular Cerebral, cada minuto é determinante. Por isso, caso alguém perto sinta:
- Perda de força de um lado do corpo, incluindo ou não a face;
- Dificuldade de articular palavras;
- Formigamentos ou parestesias em um lado do corpo, incluindo ou não a face;
- Perda súbita de parte da visão;
- Alteração do equilíbrio, coordenação ou tontura;
Ligue para o SAMU (192) ou encaminhe-a para o hospital imediatamente.
Veja também: Cuidados como marcapasso
Como tratar um AVC
O tratamento do AVC é realizado, nas primeiras horas após o início dos sintomas, por isso, quanto antes buscar ajuda, melhor. O tempo é o melhor aliado para evitar as sequelas ou recuperar os danos causados pelo derrame após a alta hospitalar.
A Azo conta com profissionais treinados para acompanhar pacientes de AVC e auxiliar na recuperação. Entre em contato conosco e receba uma experiência de cuidado humanizada e profissional.
Aproveite para conferir mais dicas no nosso canal no Youtube e pelas nossas redes sociais. Lá tem tudo o que precisa ser cobre como fazer sua carreira como cuidadora decolar e como contratar uma cuidadora de forma rápida, prática e segura.