Será que é preciso suplementar idosos com Whey protein?

Suplementar idosos com Whey

É importante #suplementar idosos com Whey Protein? Não que seja obrigatório, mas, digamos que é bem conveniente. Essa é uma forma rápida e fácil de ingerir uma boa quantidade de proteína sem muito esforço, basta bater no liquidificador ou em um mixer e beber!

Falo isso porque, por algum motivo, os #idosos vão perdendo o apetite com o passar dos anos, seja por causa dos remédios ou por outro problema, e por isso passam a não se alimentarem bem, ou seja, não consomem as quantidades necessárias de macronutrientes, principalmente de proteína.

Então, além da perda de massa muscular ser uma característica típica do envelhecimento, os idosos acabam comendo menos proteína na alimentação do dia a dia. Esse combo (perda de massa magra + redução da ingestão de proteína) ajuda no aumento da Sarcopenia, que é a perda progressiva e generalizada de músculo e de força, levando à incapacidade física e diminuição da qualidade de vida como um todo, sem contar a diminuição dos movimentos (quanto mais idade, mais parado fica).

Alterações complexas e multifatoriais na qualidade e quantidade das fibras musculares e na taxa de síntese proteica no idoso deixam o músculo mais pequeno e mais lento, com uma capacidade diminuída para gerar força e potência suficientes para as atividades rotineiras comuns. A soma destas alterações leva a uma diminuição geral da função física e da atividade física, e ao aumento da fragilidade, do risco de quedas, de fraturas e, em último caso, à perda da autonomia.

Eu falo com meu avô que o corpo dele é igual às suas chaves de fenda e alicates: se ficarem muito tempo parados, enferrujam e não se mexem mais. Ele entende bem a analogia!

Assim, suplementar idosos com #whey protein todos os dias e fazer exercício físico de força, como agachar, puxar, empurrar e levantar peso é muito importante. Tudo isso não é para ter um vovô ou vovó marombeiro, mas para que futuramente eles continuem conseguindo se levantar de uma privada sozinhos, se levantar da cadeira, descer da cama e dar autonomia e, consequentemente, qualidade de vida!

Queremos vê-los com 90 e tantos anos andando, pegando a moeda que caiu no chão, se levantando sem precisar pedir ajuda. Para dar UM ÚNICO PASSO sequer é preciso de força, e só existe força aonde tem músculo. Não tem músculo? Não tem força! E não adianta comer mais proteína e não fazer exercício. Para construir uma casa (o músculo) é necessário não só os tijolos (proteína), mas é preciso também do pedreiro (exercício)!

Dra. Letícia Ferrari Martinelli (nutricionista) CRN ES 20101924

Nota Importante: O conteúdo deste site não se destina a ser um substituto para aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Não desconsidere o conselho do seu médico ou demora na procura por causa de algo que você leu neste website. Nosso conteúdo serve para seu conhecimento e informação. Em caso de dúvida, procure sempre um médico para orientação quanto ao melhor tratamento e conduta.


Veja mais mais artigos no nosso blog.

Quer saber mais sobre nossos serviços? Fale conosco.